segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Europa 2010: Hannover

No trajeto Amsterdam-Hannover pegamos dois trens, ambos muito confortáveis. Como compramos o Eurail Pass, fomos na primeira classe (há segunda classe também). Em alguns trens há cabines com seis poltronas cada, onde é possível reclinar os bancos (se não tiver ninguém no banco da sua frente, pode recliná-lo e improvisar uma cama. Além disso, há tomadas para usar o notebook, por exemplo.

Trem - Amsterdam/Hannover

Trem - Amsterdam/Hannover

O hotel onde nos hospedamos fica muito próximo de uma estação de metrô. Na estação há máquinas onde você compra os bilhetes. Mas haviam diversas opções e como não sabíamos qual era a correta para nós, tivemos um pouco de dificuldade para descobrir. Depois que conseguimos comprar, notamos que não há catraca nem qualquer tipo de mecanismo que condicione a entrada àqueles que compraram bilhete. Dentro do metrô, ninguém pediu para ver nossos bilhetes. E, no fim das contas, mais tarde descobrimos que com o Eurail Pass não precisaríamos comprar os bilhetes (pelo menos, não para aquela linha). Então, aqui vai outra dica: leia com atenção seu manual do Eurail Pass!

Se por um lado gastamos dinheiro à toa comprando passes de metrô, logo em seguida fomos, de certa forma, reembolsados. Chegando no hotel a recepcionista disse que nossos quartos, por algum motivo, já estavam ocupados e que ficaríamos em suítes (a princípio, ficaríamos em quartos mais baratos e utilizaríamos banheiros compartilhados).

Hannover - Hotel em que ficamos

Depois de nos acomodarmos, saímos pra comer. Bem em frente ao hotel havia um restaurante grego (a propósito, em Hannover vimos restaurantes gregos tanto quanto vimos restaurantes argentinos em Amsterdam). Não levou muito tempo para eu me surpreender com a hospitalidade! Enquanto tentávamos decifrar o cardápio alemão, um cara sai de dentro do restaurante dizendo que eles tinham um em inglês. Problema resolvido: satisfeitos com a comida e com o atendimento, voltamos para o hotel e por lá ficamos. Não tínhamos ânsia de explorar Hannover, afinal, o motivo de estarmos lá era o evento do dia seguinte: o show do U2!

No dia do show, pela manhã, fomos numa loja de eletrônicos para dar uma olhadinha nas bugigangas... E essa olhadinha me custou um HD externo, um pendrive e um gravador (o qual tenho utilizado para fazer uns podcasts aqui no blog). Em seguida, voltamos para o hotel para guardar as compras: não lembro a hora exata, mas era hora de almoçar. Resolvemos que após o almoço iríamos direto para o estádio, sem fazer outra parada no hotel. O show estava programado para começar às 19h, com Kasabian fazendo a abertura.

Fomos caminhando e dando uma olhada para encontrar algum lugar para comer. Estávamos com tanta fome que paramos próximo ao hotel, num pequeno bistrô (no cardápio afixado na janela dizia "Bistro Maria / Papa Enzo"). Perguntamos se havia um cardápio em inglês: não tinha. Perguntamos ao senhor que nos atendeu se ele falava inglês. Ele respondeu yes e creio que essa era uma das 15 palavras em inglês que ele disse. De qualquer forma, não dava para recusar o convite de almoço depois do empenho que ele fez para nos explicar de que eram feitos os pratos. Novamente eu me surpreendi com a receptividade, dessa vez posta em prática pelo hospitaleiro "Papa Enzo".

Mais uma vez satisfeitos, seguimos rumo ao AWD Arena. Como tínhamos tempo de sobra, resolvemos ir caminhando e conhecendo a cidade, que parecia muito tranquila. Tínhamos tempo e tranquilidade ao ponto de, no meio do caminho, pararmos num parque e eu tirar um cochilo.

Hannover - caminhando rumo ao estádio
Hannover - ótimo parque para um cochilo

Chegamos ao estádio por volta das 17h e os portões já estavam abertos. Entramos e testemunhamos a pista e as arquibancadas serem, pouco a pouco, completamente preenchidas.



Há vários anos o U2 é famoso por suas grandes produções. Esse palco da turnê U2 360º é impressionante! A banda (exceto o baterista, obviamente) caminha pela passarela circular, de forma que qualquer pessoa do estádio, em algum momento, verá os caras frente-a-frente.

Hannover - AWD Arena - Show do U2
Hannover - AWD Arena - Show do U2
Hannover - AWD Arena - Show do U2

Ficamos com medo de levar câmeras pois dizia no ingresso que não era permitido fotografar. No entanto, notamos que muitos foram mais valentes que nós e, assim, foram merecedores de fotos e vídeos com resoluções muito melhores que as do celular do Ronald. Mas quando o U2 começa a tocar, a última coisa em que você pensa é na qualidade da foto, porque o show é do caralho! Até tentei segurar minha empolgação em meio aos comportados alemães à minha volta, mas após o primeiro "uuu-hhuuuuuuuuuuuuu" eu não me preocupei mais com isso. Ronald, campeão san-miguelense de air drums fez alguns arregalarem os olhos com seus movimentos. Nada indecente ou pecaminoso, mas acho que eles não esperavam por isso. Assim como eu não esperava por mais uma demonstração de hospitalidade. Após a primeira ou segunda música, o Bono começou a falar e, simultaneamente, o telão exibia algo escrito em alemão (provavelmente uma legenda). Ronald, para tirar um sarro, perguntou se eu estava entendendo o que estava escrito: fiz um gesto que indicava que eu não fazia a mínima ideia. Uma mulher do meu lado me perguntou, em inglês, se eu conseguia ler os dizeres do telão. Respondi que não e ela se ofereceu para explicar. Hein? Foi quase um afago de tão gentil!

Na saída do estádio, paramos pra tomar umas brejas e comer o famoso pão com salsicha, chamado bratwurst, o que proporcionou um efeito semelhante ao da mamadeira para um bebê: dormimos como anjinhos! Na manhã do dia seguinte, fomos para a estação central pegar o trem para Berlin.

Hannover e show do U2: checked!

2 comentários:

RoPanzera disse...

Fausto, Fausto... seus comentários são os melhores...kkkkkkkk Porque você não disse para a mulher "Pega eu"

PEDRO disse...

OMFG!!!!!!!!!! eh td q tenho a dizer!

Creative Commons License